Academia de Letras promove assembleia, elege acadêmicos e dá posse a novos membros

Academia de Letras promove assembleia, elege acadêmicos e dá posse a novos membros

No próximo dia 27 deste mês, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores, a Academia  Cachoeirense de Letras de Cachoeira do Sul (ACL) realiza a  sua primeira assembleia geral ordinária de 2025, ocasião em que  haverá eleição de novos acadêmicos para preenchimento das vagas abertas. Também acontecerá a posse de três novos acadêmicos, eleitos na assembleia de dezembro de 2024.

Os acadêmicos que serão empossados são Jader
Domingues Correa e Matias da Silveira Streb, que ocuparão, respectivamente, as cadeiras 15 e 19, cujos patronos são Dalila Bairros Fonseca e Frederico Wollmann. Como acadêmica correspondente (cachoeirense que reside em outra cidade) será empossada Marlisa Strenzel Rohde, que receberá a cadeira 28, que tem como patrono Madalena Alverne Medeiros Silva. Os novos participantes receberão suas pelerines e medalhas e farão o juramento solene, além de discursarem aos presentes.

 

Na mesma assembleia, serão realizadas as eleições para acadêmico e acadêmico correspondente. Para acadêmico, há uma vaga disponível, em razão do falecimento em 2024 de Célia Maria Maciel, detentora da cadeira número 44, que tem como patrono Virgílio Carvalho de Abreu. 

 

Cinco candidatos concorrem a esta vaga, cujos nomes foram aprovados pelo Conselho Consultivo, que, conforme os estatutos, avalia os currículos, considerando comprometimento com a produção literária, a cultura e os valores da entidade. Os candidatos são Adroaldo Borba da Silva, Diego Michael Santana de Fraga, Elisabete Fogliarini, Gabriela Vidal Domingues e Mônica Gomes Vico. Para acadêmico correspondente há oito vagas disponíveis, estando inscritos Paulo Ricardo Tavares da Silveira e Maria Élida Machado. 

 

Ainda conforme os estatutos, qualquer pessoa pode fazer sua inscrição para a academia, observados os requisitos exigidos. O interessado é submetido ao Conselho Consultivo da entidade, que dá seu parecer, sendo que a diretoria em nada interfere e apenas organiza e realiza a eleição. Segundo o estatuto, a votação é presencial, nominal e secreta e apenas os acadêmicos votam. Não é admitida a votação por procuração ou outro meio, valendo o critério da maior idade em caso de empate. 

 

A diretoria da entidade está convocando os integrantes da academia, entre acadêmicos, acadêmicos correspondentes, membros  honorários e  membros beneméritos, para participarem do evento.  Conforme a presidente Gisele Wommer, a assembleia geral é a atividade culminante da academia, quando todos se reúnem em caráter solene, ostentando suas pelerines e medalhas. Após a solenidade, haverá um jantar festivo por adesão em local a ser divulgado. 

 

Contato

Siga nossas redes sociais

 © 2025 Todos os direitos reservados Academia Cachoeirense de Letras | ✉️

Desenvolvido por Growp